27/11/2021 às 11:57 Pensamentos

Projeto Corpo Único, um projeto do meu coração!

146
5min de leitura

Eu sempre tive vontade de ter um projeto voluntário que pudesse ajudar as pessoas. Queria fazer fotos só minhas, fotos especiais e que contassem histórias. Sabe quando você faz algo por você?

Sonhei em fazer da fotografia uma ferramenta que pudesse transformar a vida das pessoas, mas ainda não tinha a ideia do que iria fazer e como fazer.

(Foto feita em 2017 durante os primeiros ensaios que fiz com as meninas - Bosque dos Jequitibás em Campinas- Modelo: Duda Motta)

Isso tudo aconteceu no primeiro semestre de 2017. Eu me lembro do dia que tive a ideia! Eu estava sentada na mesa de manhã na minha cozinha, tomando café. De repente... me veio na cabeça uma imagem de alguém muito forte que usava próteses. Sério, eu vi a imagem mesmo!

(Foto feita em 2017 no Bosque dos Jequitibás - Campinas - Modelo: Mary)

Pensei... porque não fotografar mulheres amputadas? E mostrar toda a beleza e força que elas tem?

A busca pela a inclusão sempre foi muito forte em minha vida... quando estava estagiando numa escola pública na época da Faculdade de Artes Visuais (faz tempo... por volta de 1999), havia uma menina deficiente visual em uma das salas e a professora a deixava sempre de canto sem participar das atividade de artes. Olhando a menina isolada e sem participar, resolvi incluir essa jovem nas aulas (com o consentimento da professora), fazendo atividades sensoriais com ela...foi uma experiência e tanto para mim e isso me marcou...percebi que as escolas e a maioria dos lugares no Brasil não eram e ainda não são nada inclusivos...

Por pensar assim, resolvi fazer um projeto inclusivo, voluntário que valorizasse a beleza dessas mulheres. Além disso, o projeto buscou resgatar a autoestima delas. Diferente da publicidade tradicional que busca sempre um biotipo pré estabelecido (magras, altas, brancas e loiras) eu decidi que iria fotografar quem quisesse participar das fotos. E foi sensacional ver essa diversidade!

Vejo que agora aos poucos publicidade contemporânea está mudando... por exemplo a Dove, Natura com propagandas de mulheres de diversas idades, e biotipos diferentes, já são mais democráticas e inclusivas. Porém ainda falta muito para as grandes marcas pensarem em TODOS, sem distinção de cor, gênero, altura, peso, idade...

O projeto foi crescendo, consegui formar um grupo muito especial e unido com as meninas. No total, fotografei 22 mulheres de forma voluntária! Mas pretendo fotografar mais... assim que a pandemia deixar!

Com a pandemia, o projeto estacionou, mas minha vontade de trabalhar com as meninas não! Me tornei colaboradora exclusiva da Getty Images (banco de imagens internacional) e contratei algumas meninas como minhas modelos para as fotos de publicidade do site... e para minha surpresa, minhas fotos ganharam destaque mundial do mês de junho/2021 dentro da plataforma! Que alegria! Juro, nem sabia que existiam esses destaques mundiais mês a mês! Fiquei super surpresa e feliz, claro!

Para ver as fotos em destaque mundial, clique aqui!

Muita coisa boa aconteceu! Quantos momentos especiais... :)

(Foto feita para Getty - durante a pandemia - Ago/2021 - Modelo: Duda Motta)

(Foto feita em 2017 durante os primeiros ensaios que fiz com as meninas - Bosque dos Jequitibás em Campinas - Modelo: Julia)

Eu e as meninas vivemos muitos momentos únicos! Até foto de 13 mulheres empoderadas atravessando a Avenida Paulista em SP fizemos, sabe estilo Beatles? Nem conto pra vocês como foi essa foto! O sinal abre rápido pra caramba!

(Foto feita em 2019 na Avenida Paulista durante a filmagem do Programa Ressoar da Record News)

Para conhecer as fotos do projeto, clique aqui!

Esse projeto realmente está no meu coração e veio de uma inspiração de Deus. Com ele cresci muito como pessoa, aprendi muitas lições importantes e sou uma pessoa melhor. Pude conhecer histórias muito inspiradoras e especiais! Essas meninas são muito lindas! :)

(Foto feita em SP em 2019 durante as filmagens do Programa Ressoar da Record News)

Alguns momentos:

Making of em vários dias:


Eu e elas:

Nossa Exposição em 2018 na Unimep Piracicaba:

E já teve até churrasco com as meninas em SP:

Esse projeto trouxe tanta coisa linda na vida de tantas pessoas! Na minha vida, na vida das meninas e trouxe até para o Fernando Evans, repórter do G1 que ganhou um prêmio de jornalismo por causa da matéria que fez sobre nós!

Palestrei na Feira Fotografar em 2018, a maior feira de fotografia da América Latina, explicando sobre o projeto:

Participei da Semana da Inclusão no SENAC em Piracicaba também em 2018, numa mesa redonda, junto com a fisioterapeuta Bianca Moraes:

Agradeço todas as meninas que estão comigo no projeto (também sua família e amigos que nos apoiam), que apoiaram a minha ideia, que posaram para mim nos tantos ensaios que fizemos! Meninas vocês são demais! A Maria minha querida amiga e assistente, que sempre está comigo, me ajudando, me dando apoio e força! Também a todos os colaboradores que de alguma forma nos ajudaram nos ensaios, maquiadores, etc.

Agradeço também a Deus por me dar tantas ideias e minha família toda que sempre está comigo me apoiando e me ajudando de tantas maneiras!!

(Gravação do Programa Ressoar da Record News em SP - 2019)

Aqui alguns depoimentos das meninas sobre o Projeto Inspiração:

Mais depoimentos lindos:

"Olá sou a Rosangela, tenho 40 anos. 

Quando sofri o acidente eu tinha 16 anos, desde então eu vivia me escondendo com vergonha. Fiquei quase 22 anos sem usar uma roupa curta, sem ir a praia por muita vergonha.

Quando conheci o Projeto Inspiração a minha vida mudou! Hoje uso um shorts, um vestido curto e vou ao shopping, a praia e entro na água!

O grupo ajudou muito na minha autoestima.

Comecei a ver a vida de uma forma diferente, mais alegre, mais feliz, isso aconteceu depois que conheci esse projeto maravilhoso, que mudou minha vida!

E Cacá é uma pessoa maravilhosa, incrível! Sem ela essa mudança não teria acontecido na minha vida.

Grata a Deus pela a vida da Cacá por ter criado esse projeto lindo."

Agora veja as imagens de alguns portais que fizeram matérias lindas do projeto! Um agradecimento especial ao meu amigo Léo Saldanha da revista Fhox (Revista especializada na área de fotografia) que foi a primeira pessoa que acreditou no meu projeto e fez a primeira reportagem sobre ele!

Entrevista para o Programa Ressoar da Record News - 2019

Abaixo estão os links para você poder ler as matérias na íntegra!

G1

Uol

No Programa Mais Caminhos - EPTV - Globo

No Programa Ressoar da Record News

Revista de Fotografia - Fhox

Unimep

Para o projeto alcançar mais meninas no Brasil e fora também (já recebi mensagens de meninas da China e do Uruguai), preciso de apoio! Caso você queira nos apoiar de alguma maneira, me mande uma mensagem! Ficaremos muito felizes! :)

Se você é amputada ou conhece alguém que queria participar do projeto, me escreva, nós temos um grupo no Whats que sempre nos comunicamos. Agora na pandemia não movimentei muito os ensaios, mas a hora que tudo passar, quero voltar com tudo!

Agradeço sua visita! Se gostou, comente e compartilhe!

PS - O Projeto Corpo Único era chamado de Projeto Inspiração, porém em 2021, ele mudou de nome, por conta de inúmeras razões.

Visite nosso Facebook e nosso Instagram!

Com carinho... Cacá


27 Nov 2021

Projeto Corpo Único, um projeto do meu coração!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

disability fotografia fotografia inclusiva inclusão pessoa com deficiência projeto social projeto social de fotografia projeto voluntário

Quem viu também curtiu

13 de Ago de 2019

Tudo o que vc precisa saber antes de postar as fotos de seu filho na internet!

08 de Jul de 2019

Você imprime suas fotos? E como ficam suas memórias?

11 de Set de 2021

Minha participação no Livro "Dias de Solidão" - Fototech

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp