28/07/2022 às 17:33

Eventos gratuitos marcam a Semana Mundial do Aleitamento Materno

9
3min de leitura


Eventos gratuitos marcam a Semana Mundial do

Aleitamento Materno em Campinas

Grupo de mais de 90 profissionais da saúde e afins organiza eventos gratuitos, presenciais e online, para promover a importância da Amamentação na Semana Mundial do Aleitamento Materno, que acontece de 01 a 07 de agosto

 

A importância da amamentação é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, que comemora no entre os dias 01 a 07 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno.

Amamentar pode ser o momento mais valioso entre a mãe e bebê e, além de estabelecer um vínculo extremamente importante, é essencial para o desenvolvimento da microbiota intestinal do bebê - considerado atualmente o segundo cérebro humano - importantíssima para o refinamento e fortalecimento da musculatura que irá influenciar na fala, respiração, deglutição e mastigação da criança.

 

Sabemos que muitas mulheres encontram grandes dificuldades nesse momento e que o período da amamentação pode ser bastante frustrante. Mesmo que esses problemas sejam bastante comuns, podem causar uma grande decepção na maioria das mulheres, levando à desistência e, também, a acreditarem que não foram capazes de amamentar seus filhos como deveriam.

 

As constantes mudanças nos paradigmas assistenciais à saúde materno-infantil e os alarmantes números crescentes da mortalidade infantil são assuntos que merecem atenção. Pesquisas apontam políticas simples para reverter o cenário, como pré-natal adequado e incentivo à amamentação. Levar informação adequada e de qualidade para que essas mulheres possam saber quando, onde e a quem recorrer também é de extrema importância.

 

Com o objetivo de promover, incentivar e apoiar o Aleitamento Materno, mais de 90 profissionais da área de saúde de Campinas e região, com apoio da prefeitura, em especial do PIC – Primeira Infância Campineira, e algumas empresas privadas, organizam eventos públicos, privados, presenciais e online entre os dias 01/08 a 07/08. A ação tem como objetivo conscientizar sobre a importância do aleitamento materno no desenvolvimento e futuro das crianças, na educação, saúde, economia e meio ambiente.

 

A SMAM – Semana Mundial de Aleitamento Materno conta com uma programação especial para gestantes e mães que amamentam, mas também engloba toda rede de apoio, como pais, avós, cuidadores, profissionais e afins.

 

Durante os eventos serão feitos atendimentos voluntários gratuitos, rodas de conversa, palestras, oficinas, lives, pocket show, “Marcha da Amamentação" e a famosa “Hora do Mamaço" com o coletivo de mães e seus bebês amamentando ao mesmo tempo.

 

Foto: Cacá Dominiquini

Cronograma da SMAM CAMPINAS

01.08 - Abertura com palestra presencial no auditório “Oficina do Estudante” Unidade Paineiras com a palestra:

“Os Avanços e os Desafios em Defesa da Amamentação no Brasil” com Roseane Rabelo, fonoaudióloga e mestre pela Universidade de Campinas. Todos os presentes receberão certificado digital da palestra.

Horário: das 19h às 21h  

Inscrições gratuitas pelo link: https://bit.ly/inscricaoaberturasmam

De 01 a 05/08: Lives com temas variados como:

●     “Mitos e Verdades sobre amamentação”

●     “Aspectos emocionais da mãe que amamenta”,

●     “Amamentação e famílias LGBTQIA”

Horário: às 13h e às 19h pelo Instagram @smamcampinas: https://cutt.ly/instagramSMAM

02.08 - Convidada Especial da Ibfan Brasil, Claudia Gondim, fala da SMAM 2022 com o tema:

“Fortalecer a amamentacao educando e apoiando” pelo canal do YouTube https://bit.ly/youtubeSMAMCampinas

Horário: das 10h às 12h

06.08 - Marcha, Música e Mamaço - Concentração na Praça Arautos da Paz para entrega de Balões e roda de conversa. O público segue com a “Marcha da Amamentação" até a Concha Acústica, às 10h acontece um receptivo Pocket Show, e ações em prol do aleitamento materno junto a amamentação coletiva às 11h, nomeada “Hora do Mamaço".

Horário: 8h às 12h, no Parque Taquaral

07.08 - O encerramento da SMAM Campinas acontece com informação, roda de conversas e atividades em prol ao aleitamento materno junto com mães, gestantes, profissionais de todas as áreas da saúde.  

 

Horário: 9h às 12h na Praça São Benedito (estátua Mãe preta amamentando)

 

Diversas atividades, palestras, conteúdos e oficinas presenciais gratuitas acontecem também durante toda a Semana de 01 a 07 de Agosto de 2022.

 

Acompanhe os detalhes e a programação completa pelo site: https://cutt.ly/programacaoSMAM

 

e/ou pelo instagram: https://cutt.ly/instagramSMAM

 

Contatos:

Assessoria de Imprensa:

Beatriz Steck - 19 993054602

beatrizsteck@gmail.com

 

Representante do Grupo de Organização:

Karina Falsarella 19 98343-5522

karinafalsarella.odontopediatra@gmail.com


Entre as profissionais envolvidas estão fonoaudiólogas, pediatras, odontopediatras, enfermeiras, psicólogas, nutricionistas e fisioterapeutas especializadas em amamentação.


28 Jul 2022

Eventos gratuitos marcam a Semana Mundial do Aleitamento Materno

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp