Imagem capa - Tudo o que você precisa saber antes de fazer seu ensaio fotográfico! por Cacá Dominiquini Fotografia
Dicas e informações úteis

Tudo o que você precisa saber antes de fazer seu ensaio fotográfico!



Resolvi reunir aqui nesse post  algumas informações importantes antes de você fazer seu ensaio! Seja ele de família, gestante, infantil...


ANTES DE FAZER AS FOTOS:


1. Escolha o lugar que vai fazer as fotos com carinho. Você pode fazer suas fotos em locais externos diversos, parques, restaurantes. Pode escolher fazer as fotos em casa (eu amo fotos em casa!) e também pode escolher fazer as fotos em estúdio! Tudo vai depender do resultado que você quer ter.


2.. Pense no lugar onde quer fazer suas fotos e já escolha suas roupas pensando nas cores, texturas do lugar. As roupas para o ensaio em casa podem combinar com algo da decoração, por exemplo. Se forem fazer fotos externas, pensem em looks leves, confortáveis e bonitos.


3. Converse com o seu fotógrafo (a) sobre suas ideias, como você espera o resultado das fotos. Caso você tenha alguma foto especial que quer muito, avise o fotógrafo (a) e conte todas as suas expectativas. Assim será difícil se decepcionar com o resultado das fotos.


4. Pesquise seu fotógrafo (a), busque conhecer o profissional, seu portfólio. Veja suas redes sociais, assim poderá saber se gosta do estilo dele. Antes de marcar as fotos, converse com ele (a), seja por mensagens ou uma ligação. O importante é se identificar com o profissional e seu trabalho.


5. Não tenha vergonha e nem medo de não saber como se comportar no dia das fotos, um bom profissional vai te orientar, te direcionar. Vai te mostrar as poses, e dizer onde você deve ficar. Se você escolher um bom fotógrafo (a), confie nele, assim não terá que se preocupar e nem ficar ansiosa (o).


6. Pense na possibilidade de ter as fotos impressas no papel. Seja um álbum, fotos avulsas, porta-retrato ou quadros. As fotos que ficam nos dispositivos eletrônicos não são vistas. Quando colocamos as fotos digitais no mundo real, elas ganham vida e sempre são vistas e lembradas!


7. Planeje com carinho esse momento, afinal as fotos serão memórias eternas do momento.



Algumas recomendações para TODOS TIPOS DE ENSAIO:


1. Se alimentem antes das fotos ou levem um lanchinho como uma barrinha de cereal ou uma fruta. 


2. Tragam água, no ensaio externo andamos e nos movimentamos bastante.


3. Faça combinações com as roupas de todos, por exemplo, todos preto ou branco, assim nunca tem erro. Evite looks verdes para ensaios externos na natureza. Evite roupas estampadas ou com listras, elas brigam quando usadas juntas. Roupas lisas são mais adequadas, pois não poluem a imagem. 


4. Se preferirem fazer fotos ao ar livre, é recomendado o uso de repelentes.


5. Você pode levar ao ensaio acessórios, objetos interessantes que representem a sua família ou você. Por exemplo, eu adoro fazer fotos com minhas câmeras fotográficas antigas! Tenha um monte de fotos assim!


Para conhecer melhor meu trabalho, clique aqui!









Recomendações especiais para os ENSAIO GESTANTE:


Além das recomendações dadas acima, acrescento mais algumas para as gestantes...


1. Podemos fazer algumas fotos com lingeries brancas ou pretas com rendas, camisolas, hobbies e até camisas dos maridos. Essas fotos só serão publicadas nas redes sociais caso haja a autorização da família.


2. Regatinhas coloridas básicas e tops são muito bem-vindos. Podemos fazer algumas Fotos aparecendo a barriga toda, fica bem bonito também. Evite usar calças ou saias que tenham o elástico que fique na parte de cima da barriga, para não marcar a pele e aparecer nas fotos. O tratamento de pele em Photoshop sempre é mais demorado e cobrado a parte.


3. Leve também seus acessórios, lenços, colares, brincos, chapéus. Coletes, boleros ou jaquetas. Assim você terá mais looks diferentes.


4. Faça as unhas e também uma maquiagem que combine com você, se seu estilo for mais básico, faca uma make mais leve, se você gostar de cores escuras, faça a make assim. O importante é você se reconhecer nas fotos. Ajeite também seu cabelo, deixe-o do jeito que mais te agrade.


5. Leve os acessórios do bebê, brinquedos, roupinhas e sapatinhos. Também placa de maternidade são lindas para as fotos.


6. Podemos fazer fotos com toda a família, irmão mais velho ou animais de estimação. Fazer Fotos no quartinho também é especial, pois guardaremos para sempre esse ambiente especial.


Para conhecer mais fotos de gestantes, clique aqui!







Recomendações especiais para os ENSAIOS INFANTIS:


1. Se seu filho for maiorzinho, converse com ele sobre as fotos, mas não force nada e nem imponha as situações, as fotos devem fluir de maneira natural. Eu gosto muito de crianças, costumo brincar durante todo o ensaio, assim as fotos ficam descontraídas, passamos momentos legais e temos memórias especiais. Tudo flui, você vai ver!


2. Podemos fazer fotos de brincadeiras, você pode levar brinquedos que seu filho (a) goste. Livros também são bem legais! Amo fotografar esses momentos em família!


Para conhecer mais fotos infantis, clique aqui!





Caso você queria fazer um  ensaio fotográfico feito com muito amor, me mande uma msg, clicando aqui!


Durante a pandemia, estou tomando todos os cuidados de saúde vigentes! Vale lembrar que se vc testou positivo para Covid ou teve contato com alguém positivo, adie as suas fotos, avise seu fotógrafo (a). Para saber mais sobre esse assunto, clique aqui, escrevi um artigo sobre tudo isso na Revista Fhox.


Quer conhecer meus serviços? Clique aqui!


Gostou do post? Comente, compartilhe! Vou ficar muito feliz!

Com carinho... Cacá


PS- Abaixo selecionei algumas ideias de looks para você e sua a família para você se inspirarem antes de fazer as fotos! Se quiserem ver mais ideias, clique aqui!