04/09/2019 às 13:49 Newborn

Tudo o que você precisa saber sobre o ENSAIO NEWBORN!

623
3min de leitura

Os ensaios Newborn já viraram febre no Brasil. Desde 2013, houve um verdadeiro BOOM desse tipo de fotografia no país. Esses ensaios já são amplamente aceitos em vários países, como Estados Unidos, Inglaterra e Austrália. Inúmeros fotógrafos brasileiros já fazem esse trabalho com recém-nascidos. Nesse artigo você vai descobrir muitas informações importantes que você deve saber antes de fazer esse tipo de ensaio com seu bebê.

Esse tipo de ensaio foi inspirado no trabalho da fotógrafa australiana Anne Geddes, que começou a fotografar bebês na década de 80 em cenários com flores, frutas e outros acessórios. Para conhecer o trabalho dela: http://www.annegeddes.com/

 Existem duas modalidades distintas de Fotografia Newborn. O estilo Newborn Clássico e o estilo Newborn Lifestyle.

            NEWBORN CLÁSSICO

Nesse estilo, o bebê (na maioria das vezes) está dormindo, e são feitas diversas poses. O uso de acessórios é essencial (gorros, toucas, mantas, laços, flores), muitas fotografias são produzidas com os bebês sem roupa.  A maior parte dos fotógrafos usa luz natural. Os bebês são manipulados e colocados em cestas, caixas e outros lugares.

Geralmente os ensaios ocorrem entre o 5º e 15º dia de vida, porque é o período em que os bebês dormem mais, são mais flexíveis e tem menos cólicas.

Pode ser feito em estúdio (devidamente preparado para receber o bebê) ou na casa da família.

            NEWBORN LIFESTYLE

Nesse estilo, o bebê é fotografado em seu próprio lar. O bebê é fotografado de maneira mais natural. As fotos acontecem espontaneamente, as fotos são feitas com os pais, irmãos e até animais de estimação. Pode-se fotografar a amamentação, o banho, a troca, o soninho. Também pode-se fotografar o quartinho do bebê e sua rotina. Quando vou fazer esse ensaio, adoro explorar o berço do bebê, a cama dos pais, fotografo também os objetos, roupinhas e acessórios. As fotos contam a história da família, são mais reais e verdadeiras.

É um estilo diferente do Newborn Clássico, pois valoriza-se o dia-a-dia do bebê e deixa-se o bebê mais a vontade. Não há cobrança do bebê dormir e fazer as poses. 

Sou adepta do estilo lifestyle, pois não gosto de ficar manipulando o bebê. Quando o bebê está dormindo em sono profundo também faço algumas fotos estilo newborn clássico, mas busco um trabalho mais espontâneo. Não condeno e não acho nada de errado com os profissionais que seguem o outro estilo, só alerto para que as fotos sejam feitas com muita responsabilidade, pois manipular o bebê exige muito treino e cuidado. Além disso, o estúdio deve ser muito bem limpo, ter as mantas e acessórios lavados com sabão neutro e a temperatura deve ser controlada com aquecedores. 

Um conselho para você, mamãe: Não importa qual tipo de ensaio você escolherá, o que importa é que ele seja feito com muita responsabilidade e carinho, pois serão fotos para a vida inteira desse bebê!

Gostou do texto? Comente abaixo! Quer conhecer meu trabalho com Newborns? Clique aqui!

Cacá Dominiquini – Fotógrafa de Famílias e Eventos

www.facebook.com/cacafotografias

www.instagram.com/cacadominiquinifoto

Whats: (19) 998-395-555

Email: cacafotografias@gmail.com

04 Set 2019

Tudo o que você precisa saber sobre o ENSAIO NEWBORN!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

27 de Set de 2021

Meu primeiro parto foi domiciliar!

29 de Jun de 2023

Lugares bacanas para você fazer seu Ensaio Fotográfico em Campinas e Região

06 de Set de 2019

16 ideias sensacionais para você decorar a festa de seu filho!

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp